Nesta aula começamos vendo que o termo “texto” constitui-se de
textos escritos e orais, tendo como extensão mínima dois símbolos linguísticos,
com exceção de palavras como “SOCORRO!”, sendo estas assim de extensão máxima
indeterminada.
Estudamos que não obstante o texto ser de tamanho indeterminado, ele é, em geral,
delimitado com início, meio e fim, e que no fim, toda palavra comporta dois
sentidos. Um daquele que a procede e outro daquele que a recebe.
Compreendemos que a leitura é uma atividade que
precisa, além de seus elementos tradicionais, de conhecimento de mundo do
próprio leitor. Como exemplo vimos a figura em que há uma brincadeira com as
palavras “parênteses” e “parentes” e nela exemplifica-se o CONTEXTO.
Vimos também que a
produção de sentidos concretiza-se ao passo que o leitor se assegura dos
aspectos contextuais que dizem respeito aos saberes da língua, do mundo e da
situação.
*Nesta aula por meio de textos, explicações e
exemplos obtivemos um significado maior sobre o conceito de texto, sobre
contexto e leitura e sentido.*
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