quinta-feira, 22 de maio de 2014

Aula 03 - Teorias do Texto


Nesta aula começamos vendo que o termo “texto” constitui-se de textos escritos e orais, tendo como extensão mínima dois símbolos linguísticos, com exceção de palavras como “SOCORRO!”, sendo estas assim de extensão máxima indeterminada.

Estudamos que não obstante o texto ser de  tamanho indeterminado, ele é, em geral, delimitado com início, meio e fim, e que no fim, toda palavra comporta dois sentidos. Um daquele que a procede e outro daquele que a recebe.

Compreendemos que a leitura é uma atividade que precisa, além de seus elementos tradicionais, de conhecimento de mundo do próprio leitor. Como exemplo vimos a figura em que há uma brincadeira com as palavras “parênteses” e “parentes” e nela exemplifica-se o CONTEXTO.
 
Vimos também que a produção de sentidos concretiza-se ao passo que o leitor se assegura dos aspectos contextuais que dizem respeito aos saberes da língua, do mundo e da situação.

*Nesta aula por meio de textos, explicações e exemplos obtivemos um significado maior sobre o conceito de texto, sobre contexto e leitura e sentido.*

Nenhum comentário:

Postar um comentário