sábado, 24 de maio de 2014

Exemplo de Aula

Objetivos

- Realizar uma análise sobre a intertextualidade presente dos textos.

- Analisar discriminações sociais

- Aprender a utilizar a tecnologia de forma a auxiliar no extudo

Conteúdos

- Análise de generos textuais

- Diferenças entre formas de escritas 

Ano

Ano
 

Tempo estimado

De 4 a 5 aulas

Material necessário

- Músicas de diferentes datas.

- Charges

- Histórias

- Contos

Material de apoio

- Celular

-Notebook

-Tablet

Desenvolvimento
1ª etapa
A primeira etapa teve uma duração de duas aulas.
Na primeira, procuramos conversar com a turma, conhecemos um pouco melhor seu gosto pela leitura, nível de conhecimentos gerais e da atualidade. Observamos também que a turma utiliza muito meios tecnológicos com intuitos que não sejam de estudo.
Conversamos e informamos que iriamos iniciar uma  interação entre estudos e meios tecnológicos e pedimos para que trouxessem já na próxima aula celulares, laptops, dentre outros meios tecnológicos para que assim possam estudar.
Na segunda aula, mencionamos sobre o que se trata os gêneros textuais, explicamos um pouco sobre intertextualidade, definição de texto, mostrando uma  forma mais profunda como analisar um texto, e antes de passarmos uma informação mais profunda pedimos que fizessem pesquisas na internet para que conhecessem um pouco mais.

2ª etapa
 Nos primeiros dez minutos de aula, mostramos o seguinte video para a turma http://awebic.com/cultura/este-e-um-video-que-todos-deveriam-assistir-voce-vai-ficar-sem-palavras-assim-como-eu-fiquei/”  logo em seguida, até o final da aula demos continuidade a matéria, mostrando algumas charges, textos e até mesmo livros que os alunos mostravam ter interesse, pedimos para  que analisassem  não apenas a história mas a construção do mesmo, analisando como foram escritos, perguntando se percebem semelhanças entre as formas com as quais foram escritos, explicando o que é um texto, pedimos também que analisasem as charges, enxergando-as sempre de forma a fazer alguma critica ou comentário a situações atuais… Ouve casos em que aluno não conhecia o fato ao qual a charge, texto, conto se referia, então pedimos para que pesquisem na internet casos que aconteceram, e discutirem a informação.

3ª etapa
Com duração de aproximadamente uma aula mostramos para os alunos que muitas vezes, existe uma grande intertextualidade por trás de textos, imagens, que eles acreditavam não ter nada..
 Pedimos então para que criassem  uma charge, ou um texto, um conto ou poesia, falando sobre o que acham do mundo atual, e pedindo para que descrevam o conteúdo que foi assimilado sobre intertextualidade, a teoria sobre o que é texto, sobre gêneros textuais e para que esses tópicos servem..

 Avaliação
Mesmo tendo ocorrido a avaliação com a turma durante todas as aulas, ao termino do assunto resolvemos aplicar uma avaliação um pouco mais individual, e pedimos para que escrevessem um texto dissertativo sobre o que foi assimilado, e realizamos um debate dentro da sala de aula, ou melhor, uma exposição de idéias, onde eles mesmos ajudariam uns ao outros a compreender e possuir uma idéia melhor e mais fixada sobre todo o conteúdo ministrado.

Com essa aula, os alunos terão a competência de analisar de forma mais profunda um texto e acreditamos que desenvolverão uma melhor habilidade para entender que o que acontece no mundo atual, irá sem a menor sombra de dúvida refletir em seus meios acadêmicos, e desta forma entender melhor alguns contextos e charge até mesmo questões de vestibulares.


*Esta aula assim como todos os resumos foram feitos por Isabelle, Lais, Lucas e Raphaela.*

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário