quinta-feira, 22 de maio de 2014

Aula 02 - Teorias do Texto


Nesta aula vimos sobre as primeiras propostas de gramáticas textuais, quando tentava-se  observar o texto como um objeto da linguística.
Devido a uma diferença de ordem tanto quantitativa quanto não quantitativa que há entre frase e texto, diversos autores afirmam que não há continuidade intrínseca a eles. Acreditam também que o texto é a unidade linguística em mais alto nível, sendo acessível por um meio de segmentação a menores unidades a serem ordenadas. Além de tudo, qualquer falante nativo dispõe de um conhecimento sobre o que é texto, tal entendimento não se reduz a uma análise frasal.
Seguindo tais pensamentos, o falante precisa exercitar três capacidades básicas:

- Capacidade formativa, que lhe permite produzir e entender um número elevado e sem limitações de textos inéditos e que lhe permite a avaliação de um texto dado.

-Capacidade Transformativa, que o torna capaz de parafrasear, resumir e reformar um texto dado.
- Capacidade Qualificativa, que lhe permite tipificar, com convergência o texto dado e também possibilita produzir um texto de qualquer tipo particular que o escritor queira.

*A professora nos deu, junto aos textos trabalhados vários exemplos para que pudéssemos acompanhar e entender a aula em tempo real, ou seja, não precisamos parar a todo momento para realizar perguntas sobre a matéria, dessa forma a aula pareceu fluir de forma mais natural e coerente.*

Nenhum comentário:

Postar um comentário