sexta-feira, 23 de maio de 2014

Aula 08 – Teorias do Texto


Nesta aula nós vimos à importância da leitura e onde ela está presente. Sendo não só vista no nosso cotidiano, mas também e tudo que há tipos e gêneros textuais.

Durante a aula a professora nos apresentou vários textos de gêneros e tipos diferentes com intenção de mostrar o modo leitura que cada um deles exige. Vimos diversos autores, e cada um deles possui seu modo de escrever e passar mensagens. Por isso devemos aprender se não todos eles, a maioria.

 O foco principal dessa aula foi o autor Edgar Alan Poe, pois para sua época ele foi um escritor totalmente revolucionário, autentico e impressionante em suas obras e temas. Ele abordou a novela de terror de uma forma nova, colocando o medo e a insegurança dentro de cada personagem e não nas coisas à sua volta. O terror vinha também do próprio personagem e esse, por si só não era bom ou mau, ele era os dois.

A leitura é algo que vai muito além de juntar ou formar palavras e textos é algo que vem da nossa concepção de língua e de conhecimento de mundo, pois para cada meio de se transmitir uma mensagem é necessário um tipo diferente de leitura também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário