quinta-feira, 22 de maio de 2014

Aula 04 - Teorias do Texto


Nesta aula tivemos como tema a Intertextualidade. Porém o tema "gêneros textuais" também foi abordado.

Temos aqui alguns exemplos de gêneros textuais: telefonema, sermão, carta comercial, carta tradicional e etc. Observamos que a linguagem está, em suma, organizada em um dado gênero textual. Trabalhamos as músicas “Fica comigo esta noite”, “filme triste”, ” A banda” e estudamos de forma geral os anos “967 e 1969.
Para um maior entendimento, para quem não conhece o termo "gêneros textuais" refere-se a uma forma especifica, normalmente utilizada para se escrever algo, utilizaremos o exemplo anteriormente citado "carta" para explicar melhor, normalmente no inicio da carta encontramos: Nome da cidade, data, saudação, a mensagem a ser escrita, e despedida"
"Santos, 22 de maio de 2014.
Meu caro amigo Miguel, estou com muita saudade de você, faz tempo que não vem ver  me e faz tempo que espero para conhecer sua filha. Gostaria de saber como tem passado, e de te falar que entrei na faculdade, estou muito feliz, seguindo seus passos, rs, virarei professora.
Atenciosamente Olivia."

Aprendemos sobre a Bossa nova, seu surgimento em 1978, João Gilberto, Vinícius de Morais, Tom Jobim entre outros.

Falamos ainda sobre a Jovem Guarda, que foi um gênero musical surgido na metade dos anos 60 e suas principais músicas: “O calhambeque”, “quero que tudo vá pro inferno”, “Biquíni de bolinha amarelinha” entre outras.

A Jovem Guarda
 

*Nesta aula tivemos plena participação na sala. Levamos algumas músicas e durante a aula discutimos sobre elas juntamente com as que a professora havia selecionado, isso tornou a aula mais participativa, uma vez que todos tinham algo para acrescentar.

Todas as músicas estudadas tinham não só um contexto romântico ou trágico, como também trabalhavam questões políticas e sociais da época.

Trabalhar a intertextualidade facilitou a compreensão das músicas, textos entre outros.*

Nenhum comentário:

Postar um comentário