sábado, 4 de outubro de 2014

   Olá amigos leitores! Trago hoje um trecho muito interessante da obra de Edward Lopes, "Fundamentos da Linguística Contemporânea", a respeito da interdisciplinaridade da Linguística:

   "A Linguística é uma ciência interdisciplinar. Ela toma emprestada a sua instrumentação metalinguística dos dados elaborados pela estatística, pela Teoria da Informação, pela Lógica Matemática, etc., e por outro lado, na sua qualidade de ciência piloto, ela empresta os métodos e conceitos que elaborou à Psicanálise, à Musicologia, à Antropologia, à Teoria e Crítica Literária, etc.; enfim, ela se dá, como Linguística Aplicada, ao ensino das Línguas e à Tradução Mecânica.
   [...] é possível - e do ponto de vista didático, desejável - , reivindicar a autonomia da Linguística, sempre que se compreenda que a autonomia de uma ciência não afasta nem minimiza o relacionamento interdisciplinar. Nem poderia ser diferente, já que a Linguística se interessa 'pela linguagem em ato, pela linguagem em evolução, pela linguagem em estado nascente, pela linguagem em dissolução', no dizer de Jakobson (1969.34, 1970.43)."

Nenhum comentário:

Postar um comentário